depois veio a erosão e ficou só uma...
e agora só nos resta a memória...
São frequentes ao longo da costa a existência de rochas na base das arribas que apesar da erosão da linha da costa ficam heroicamente de sentinela. Por vezes a força e persistência da ondulação e das marés vai desgastando esses rochedos e estes acabam por ser deitados abaixo.
Foi o que aconteceu na Praia de Olhos de Água a duas das suas rochas, que eram carinhosamente chamadas de "Gago Coutinho" e "Sacadura Cabral". As pessoas mais antigas de Olhos de Água dizem que esta alcunha foi dada às duas rochas por estudantes de Coimbra que frequentavam a praia em meados do XX. Na época estes destemidos aviadores eram bastante famosos pela sua façanha de terem atravessado o Atlântico Sul em 1922 e simbolizam um "par perfeito".
O rochedo da direita (Sacadura Cabral) apesar de aparentar ser mais robusto foi o primeiro a cair, em meados dos anos 40 do século XX. O seu parceiro (Gago Coutinho) aguentou firmemente durante mais 70 anos aproximadamente. Infelizmente este monumento da natureza também não resistiu à violência do mar e desapareceu a 2 de Dezembro de 2011.
Hoje só nos resta uma fotografia (conhecida) das duas pedras e as inúmeras memórias que ficaram do rochedo "Gago Coutinho", que ao longo dos anos serviu de modelo a inúmeros artistas fotógrafos e pintores.