A Praia de Olhos de Água é conhecida pelas suas famosas nascentes de água doce. Trata-se de um fenómeno geológico raro mas de explicação cientifica relativamente fácil. Os olheiros são descargas com caudais consideráveis de água doce em ambiente marinho. Têm origem em linhas de água subterrâneas que se dirigem para o mar, vindas do sistema aquífero Albufeira - Ribeira de Quarteira.
Pelo facto da água doce ser menos densa que a salgada, as descargas dão origem as plumas ascendentes com turbulência visível na superfície do mar.
Um pouco de história...
Desde longa data, os pescadores locais comentavam a existência de “olheiros” no mar, em frente à praia que desviavam os barcos.
Existem registos históricos de várias nascentes de água doce na praia e no próprio mar. Sabe-se que junto a essas nascentes de água doce, se fixaram ao longo dos tempos vários povos: - Fenícios - marinheiros e piratas dos Mediterrâneo (entre 1500 a.c. e 300 a.c.);
- Cartagineses - descentes dos Fenícios e dos povos berberes do norte de África (entre 400 a.c. e 200 a.c.);
- Romanos - que praticaram a pesca e desenvolveram a salga e secagem do peixe, ao longo de toda a costa do Algarve (entre 300 a.c. e 500 d.c.).
"Bulicame" que significa fonte termal em italiano, relaciona os olheiros em Olhos d'Água a pescadores de Génova, Veneza e Sicília, que nos séculos XIII, XIV e XV visitavam a costa algarvia para a pesca do atum e da baleia e iam aos “bulicame” que existiam no areal abastecer-se de água potável.
Presume-se que o olheiro onde estes pescadores se abasteciam de água, será o denominado “Olheiro do Navio” que encontra totalmente submerso, inclusive durante a maré baixa.
Quando os Mouros foram expulsos da Ibéria (séc. XII - XIV) e começaram as cruzadas na costa Algarvia, esta foi muito atacada pelos povos do Norte de África, o que justificou a construção de um vasto sistema defensivo, onde se inclui a Torre da Medronheira.
Tendo os habitantes das povoações costeiras se deslocado mais para Norte, onde se inclui (presume-se) a população que haveria junto às nascentes de água doce “Bulicame”, e fundado a atual localidade de Boliqueime, 6 Km a Nordeste de Olhos de Água.
Até à década de 70 (do séc XX) as populações continuavam a procurar os olheiros para se abastecer de água potável e para lavar a roupa.
Visitar os Olheiros...
Aconselhamos que os olheiros, que são mais de cem, sejam visitados a pé, quando a maré está vazia (baixa-mar) e que se faça o circuito pelo areal começando pela Praia dos Olhos de Água, para Este em direcção à Praia do Barranco das Belharucas onde se pode observar as nascentes entre as duas praias e as formações rochosas. | |
|